Introdução
Para saber mais sobre a história do HTML, clique aqui.
O HTML e a Acentuação
No arquivo anexo dessa 1ª aula você encontra a tabela com os caracteres e os seus respectivos códigos.
O HTML e as Cores
A indicação das cores no HTML é feita através de códigos hexadecimais ou através do seu nome em inglês, o que não é muito aconselhável. O representação hexadecimal é obtida levando-se em consideração a paleta RGB (Red, Green e Blue) de formação de cores, que tem seus valores variando de 0 (zero) a F (sistema numérico hexadecimal) como representado abaixo:
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F
Onde 0 (zero) representa a total ausência da cor indicada e F o uso total da cor.
Para formar uma cor usando a numeração hexadecimal são utilizados dois pares de cada cor da paleta, exemplo:
FF0000 = vermelho | FF00FF = magenta (mistura de vermelho com azul)
No arquivo anexo dessa 1ª aula você encontra a tabela com as cores e os seus respectivos códigos hexadecimais.
Marcações HTML
As marcações HTML são chamadas de Tags. Elas são formadas pelo sinal (<), (o símbolo de “menor que”), seguida pelo nome da marcação fechada por (>) (“maior que”).
De maneira geral, as Tags aparecem em pares, e o símbolo que determina o fechamento de uma Tag é o mesmo que determina o início, antecedido por uma barra (/).
Exemplo:
Curso de HTML – BD Infor
Existem Tags que não são utilizadas em pares, e portanto não precisam ser fechadas. Essas Tags serão vistas no decorrer do curso.
As Tags HTML podem conter complementos que modificam as propriedades dos elementos envolvidos por elas. Esses complementos são indicados dentro da própria Tag.
Exemplo:
Curso de HTML
IMPORTANTE
O HTML não é case sensitive, ou seja, não é sensível a maiúsculas e minúsculas, mas é interessante escrever as Tags usando apenas letras maiúsculas ou apenas letras minúsculas. Neste curso as tags serão escritas em letras minúsculas.
IMPORTANTE
O HTML não é case sensitive, ou seja, não é sensível a maiúsculas e minúsculas, mas é interessante escrever as Tags usando apenas letras maiúsculas ou apenas letras minúsculas. Neste curso as tags serão escritas em letras minúsculas.
Estrutura Hierárquica dos Comandos HTML
Existe uma estrutura básica usada para escrever os documentos HTML. Essa estrutura deve conter os comandos básicos, que são parte fundamental do documento. Se esses comandos não estiverem correto o browser poderá interpretar o documento erradamente.
Veja abaixo a Estrutura Hierárquica dos Comandos HTML.
O documento HTML é dividido em partes, e essas partes são: estrutura básica, cabeçalho e corpo do programa. Os comandos que representam essas partes são:
... - é o comando principal do HTML, pois é ele quem marca o início e o final do documento.
... - este par marca a área de cabeçalho. O documento funciona sem ele, mas no decorrer do curso veremos que ele também é importante e não o devemos deixar de fora.
- é o único comando obrigatório da área de cabeçalho, pois ele é que conterá o título do documento, por isso não podemos deixar de utilizar o conjunto de tags ....
... - esta dupla delimita a área de corpo do documento, área esta que receberá todo o conteúdo da página, seja ele texto ou imagem.
Abaixo você verá a estrutura mínima de um documento HTML.
<html>
<head>
<title> Curso de HTML</title>
</head>
<body>
Área onde entrará o conteúdo da página (dados e tags).
</body>
</html>
Terminamos essa primeira aula, espero que tenham gostado. Baixem o arquivo em anexo e procurem gravar o máximo de códigos de caracteres e cores que conseguirem. Na próxima aula criaremos a nossa primeira página HTML.
Para tirarem suas dúvidas sobre as aulas do curso, basta enviar um e-mail e seu e-mail será respondido o mais breve possível, não atrapalhando o andamento do seu curso. Ao enviar o e-mail, não esqueça de identificar a aula na qual você teve dúvidas.
Até a próxima pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário